Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa

santa maria da feira

O Agrupamento desenvolve-se como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, na promoção do sucesso escolar e educativo, no combate ao abandono escolar e na construção de uma cultura de trabalho e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, tolerância e respeito pela diferença, imparcialidade e solidariedade, na perspetiva da cidadania consciente e ativa.

Sede

Patrono

Patrono

Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta, filósofo e escritor português. Nasceu a 13 de junho de 1888 em Lisboa e nesta cidade morreu a 30 de novembro de 1935.


Desp. 53/SERE/93

"Considerando que a atribuição do nome de um patrono a uma escola constitui fator relevante da sua integração no meio;  

Considerando que o conselho diretivo da Escola Preparatória de Santa Maria da Feira, após concordância da respetiva Câmara Municipal, propõe o nome de Fernando Pessoa para patrono desta Escola;

Considerando que o estabelecimento de ensino fica situado no Largo Fernando Pessoa, onde existe o primeiro monumento nacional que homenageia um dos maiores poetas portugueses;
 

Considerando que um dos mais importantes núcleos pessoanos do País, que tem levado a cabo inúmeras iniciativas relativas à obra de Fernando Pessoa, está sediado na cidade de Santa Maria da Feira;
 

Considerando, finalmente, que estão preenchidos os requisitos e demais finalidades previstos no Dec.-Lei 387/90, de 10-12, determino:

1 - A Escola Preparatória de Santa Maria da Feira passa a denominar-se Escola Preparatória de Fernando Pessoa, Santa Maria da Feira.

2 - A Escola referida no número anterior constará da portaria a que se refere o nº 1do art. 8º do Dec.-Lei 387/90, de 10-12, com a denominação que lhe é atribuída nos termos do presente despacho."

História

História do Agrupamento

Dados Cronológicos

1968

Criada pela portaria nº 23600 de 9 de Setembro a Escola Preparatótia de Dr. Veiga de Macedo.

1969

Entra em funcionamento com 8 turmas:

- 6 Turmas do 1º ano do ciclo preparatório (3 masculinas e 3 femininas)
- 2 Turmas do 2º ano (1 masculina e outra feminina)

(10 professores, 6 funcionários administrativos e 5 auxiliares)

1974/75

Escola Preparatória de Santa Maria da Feira (deixa de ter a designação Veiga de Macedo)

1991

Tem autorização para o funcionamento do 7º ano (esta autorização levou a que as turmas tivessem a sua continuidade até ao 9º ano)

1993

Passa a designar-se E.B. 2,3 de Santa Maria da Feira (Portaria 587/93)

1993/94

Passa a designar-se Escola E.B. 2,3 Fernando Pessoa

2003

Agrupamento Vertical de Escolas Fernando Pessoa

2003

Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa

Logótipo

Logótipo

"Um agrupamento de escolas subentende diversas escolas que formem um todo, tal como Fernando Pessoa que é constituído pelos seus heterónimos, não chega a ser nenhum deles mas é todos. Na construção do logótipo foi introduzida essa ideia de identidade através de uma grelha de quadrados que surge como fundo. Os únicos três que se encontram separados representam os tipos de escola que se encontram no agrupamento: pré-escolas, 1º ciclo e 2º/3º ciclo. As diferentes cores simbolizam a evolução do percurso escolar. Pessoa aparece como um observador atento desse percurso, um anjo da guarda da criançada.

O castelo representado pelos triângulos que formam o telhado das suas torres serve de elemento identificativo da Feira. O seu posicionamento tenciona dar a ideia de que a cidade abriga o agrupamento e os alunos.

No tratamento da cor, a seleção de verdes remete para a ideia da esperança nas novas gerações."


Autor: Nuno Filipe Paulo Ferreira